Empresas de tecnologia e varejistas preparam equipamentos que prometem maior agilidade ao cotidiano dos supermercados. As facilidades incluem maior rapidez no atendimento dos clientes e mais eficiência na administração dos estabelecimentos.
A Consinco Tecnologia & Sistemas, empresa de Ribeirão Preto, por exemplo, criou um software batizado de “papa-filas”. O sistema é operado por funcionários de supermercados, que, por meio de equipamentos portáteis como celulares ou coletores de dados, registram os produtos que estão nos carrinhos de compras dos clientes. Dessa maneira, quando o cliente chega ao checkout, só é necessário fazer o pagamento da compra. O sistema já é testado em supermercados de Ribeirão, como o Tonin Superatacado, e deve ser ampliado para outras lojas ainda este ano.
Segundo Marcos César Cattani, trainee de gerente da rede Tonin, que trabalha com dois tipos de clientes – do atacado e do varejo – o principal problema são as filas que se formam nos caixas. Ele explica que os clientes que são do atacado geralmente compram em maior quantidade, gerando uma demora no atendimento do consumidor que vai até o supermercado para comprar poucos produtos. “Com o ‘papa-filas’, sentimos uma agilidade no atendimento e pretendemos implantá-lo em breve”, afirmou Cattani.
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo
