As perdas no varejo brasileiro somaram em média 1,77% da receita operacional das empresas em 2009, o que representa uma queda de 0,28 ponto percentual em relação a 2008, quando as perdas chegaram a contabilizar 2,05% do total. Segundo pesquisa do Provar/FIA (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração), feita em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as principais causas de perdas no varejo estão relacionadas às quebras operacionais, com 30,9%, seguido por furtos externos (20,4%) e furtos internos (20,1%).
O levantamento, feito com 79 empresas brasileiras dos setores de supermercado, atacado, eletrônico, farmácia, material de construção e vestuário, constatou que apesar da quebra operacional continuar como principal fator de perdas, houve um aumento de 7,6 ponto percentual de furtos (internos e externos) em relação a 2008.
Para o professor e presidente do Provar/FIA, Claudio Felisoni, o resultado da queda na média de perdas é causado pelo aumento de investimentos em prevenção. A pesquisa revelou ainda que os setores que mais investem seu faturamento líquido em prevenção de perdas são material de construção (1,55%), farmácia (0,29%) e supermercado (0,15%).
