As perdas e rupturas nos supermercados brasileiros alcançaram 2,33% do faturamento em 2009, que foi de R$ 177 bilhões. O resultado mostra uma pequena redução, de 0,03 ponto percentual, em relação ao índice apurado em 2008, que foi de 2,36%. Os cinco produtos mais furtados foram bebidas destiladas e fermentadas (12%), chocolates (11%), aparelhos e lâminas de barbear (10%), carnes (7%) e desodorantes (6%).
Conforme estudo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Nielsen e Provar-FIA, as quebras operacionais são a principal causa das perdas, com 51,5% do total. Já os furtos – externos e internos – apresentaram recuo em relação ao ano anterior. Em 2009, representaram 28,3% das perdas, em comparação ao índice de 35,5% em 2008. Separadamente, do total de perdas em 2009, os furtos internos representaram 14% e os externos, 14,3%.
A pesquisa também mostra que 71% das empresas possuem área de prevenção de perdas. Outro dado indica que os supermercadistas estão investindo para reduzir o problema, seja com a contratação de serviços terceirizados ou aquisição de equipamentos.
