A Associação Paulista de Supermercados (APAS), por intermédio de seu presidente João Carlos Galassi, enviou no dia 3 de setembro um ofício ao secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Mauro Ricardo Machado Costa. O objetivo foi solicitar a prorrogação do prazo de início da entrada em vigor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), prevista para 1º de dezembro. Nesse sentido, uma audiência foi marcada para a próxima segunda-feira (13 de setembro), às 16h, na Secretaria da Fazenda, em São Paulo.
Segundo Galassi, a preocupação é que alguns supermercados não estejam adequados e nem tenham desenvolvido todas as ações operacionais necessárias à implantação da medida. Além disso, o mês de dezembro tem grande movimento no comércio varejista devido ao Natal, e a adoção do sistema nesta época do ano poderá prejudicar as vendas do setor.
A Secretaria da Fazenda estabeleceu um cronograma de adesão para os vários segmentos varejistas e a expectativa do Fisco é que até o final do ano mais de 95% das empresas estejam emitindo a NF-e no País.
