Parte dos fornecedores das grandes redes de varejo do País enfrenta uma nova realidade na hora de negociar vendas de seus produtos. No lugar do contrato que especifica os percentuais a serem descontados sobre o valor final da fatura, relacionados a verbas como marketing e logística, as três maiores redes varejistas – Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart – propõem que a fatura já venha com um “desconto único”.
Quem iniciou o movimento foi o Grupo Pão de Açúcar, no ano passado. Em 2010, o Carrefour deu início à implantação do modelo e, agora, é a vez do Walmart adotar o desconto único. Mas a nova negociação não envolve todos os fornecedores – ainda há quem pague o desconto especificado por custo nas três redes, sugerindo que o processo é paulatino. Os percentuais variam de acordo com o segmento de atuação. Em linha branca, por exemplo, o desconto gira em torno de 10%, e em eletroeletrônicos, 4%. Para o Walmart, a adoção do modelo de preço único tem os objetivos de conseguir melhores descontos com a indústria e fazer com que a equipe fique focada na gestão das categorias, evitando ao máximo a falta de produto nas gôndolas.
Fonte: Valor Econômico
