A maioria das empresas brasileiras não faz uso do Orkut, Twitter, Facebook e YouTube – as quatro redes mais acessadas no País. E quem mantém perfil, raramente faz uso adequado desses meios. É o que revela pesquisa feita pela agência de comunicação MWeb. Das 250 companhias consultadas, apenas 36,4% possuem perfil em alguma rede social.
Alguns setores destacam-se no uso das redes sociais. Entre as empresas de tecnologia da informação, por exemplo, oito das 10 maiores fazem uso desses sites. Outros setores com grande participação são telecomunicações (7), têxtil, couro e vestuário, varejo, alimentos, água e saneamento (6 em cada setor). “As empresas de bens de consumo lideram a participação pelo interesse de interagir com os consumidores sem intermediários”, diz Renato Mendes, responsável pela pesquisa.
Segundo a pesquisa, 43,4% das companhias consultadas adotam o Twitter como ferramenta de comunicação com os consumidores. Nesse grupo, 46,6% atualizaram as informações diariamente em junho e 8,1% enviaram mensagens semanais. Mas 45,3% não fizeram qualquer atualização. Outro ponto negativo é o fato de apenas 32% das empresas terem respondido às mensagens postadas por internautas. “A maioria das empresas apenas divulga a informação, mas não interage. Elas contrariam a natureza do Twitter, que é a instantaneidade e o diálogo”, diz Mendes.
A agência avaliou o desempenho nas redes sociais das maiores companhias do País durante o mês de junho – as dez maiores de cada um dos 25 setores da economia.
Fonte: Valor Econômico
