O Walmart está se preparando para criar pequenas lojas de conveniência em mercados urbanos como Chicago e Los Angeles. A maior cadeia de varejo dos Estados Unidos quer revitalizar seu crescimento no mercado interno norte-americano.
Bill Simon, presidente-executivo de operações do Walmart nos EUA, disse que os planos de expansão, que serão delineados no mês que vem, incluirão lojas de conveniência semelhantes com as que a rede opera no México e em outros países latino-americanos.
O Walmart Supercenter, o formato mais convencional e lucrativo de loja do Walmart, tem área média de 17 mil metros quadrados e vende alimentos e outros bens. Mas a companhia vem testando unidades com área da ordem de 900 metros quadrados, no Arizona, sob a bandeira Marketside by Walmart, e uma versão de 1.800 metros quadrados de seu Neighborhood Market, que inclui drogaria. A rede de varejo americana também está desenvolvendo versões menores de seus supercentros, com 7.300 metros quadrados.
Simon enfatizou a experiência do Walmart com lojas menores na América Latina, onde suas unidades Bodega Aurrerá Express de menor porte têm apenas 360 metros quadrados. “Nosso grupo opera formatos pequenos muito bem e com lucro no México e na América Latina, e vamos copiar, aprender, adaptar e apropriar suas experiências o mais rápido possível”, disse.
Fonte: Folha de S. Paulo
