Embora a maioria dos shoppers de super e hipermercados seja mulheres, a presença masculina tem aumentado ano a ano, chegando a 32% em 2010, contra 23% em 2004. As classes B e C são as maiores frequentadoras desses canais de venda e passam a substituir, cada vez mais, as famosas compras mensais por compras de reposição. É o que revela a terceira edição da pesquisa “O Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados”, encomendada pelo POPAI Brasil – associação dedicada ao desenvolvimento do marketing no ponto de venda – ao instituto Ibope Inteligência.
A pesquisa foi apresentada por Paula Guimarães, diretora de Atendimento e Planejamento do Ibope Inteligência, para os profissionais de marketing, varejo, indústria e fornecedores na manhã desta quarta-feira (6 de outubro), no Espaço APAS Centro de Convenções, em São Paulo. Realizada anteriormente em 1998 e 2004, o estudo avalia o perfil do shopper e o seu comportamento no PDV.
Os super e hipermercados continuam sendo os principais locais para todos os tipos de compra – abastecimento, reposição, emergência e promoções – sendo que a maioria dos entrevistados opta pela reposição (menor número de itens) em lojas próximas de casa ou do trabalho. Além disso, o tempo médio de permanência não passa de 30 minutos, enquanto em 1998 superava uma hora.
De acordo com o levantamento, 76% das compras são decididas no ponto de venda, enquanto o número de itens comprados chega a ser 125% maior que na compra planejada. Além disso, o dinheiro ainda é a forma mais usual de pagamento em super e hipermercados – 58% das compras nesses canais foram pagas em dinheiro, sendo a maioria por shoppers das classes C e D, segundo Chan Wook Min, presidente do POPAI Brasil.
Pesquisa
Ao todo, foram realizadas 1.860 entrevistas em 62 lojas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Campinas e Ribeirão Preto. As lojas visitadas incluem 16 redes de supermercados: Carrefour, Pão de Açúcar, Walmart, Ricoy, Big, Bompreço, Compre Bem, Epa, Extra, Intercontinental, Mart Plus, Mercadorama, Nacional, Nagumo, Princesa e Via Brasil.
Acesse aqui o resumo da pesquisa “Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados”.

