A abertura de drogarias junto a supermercados transformou-se em um novo nicho de negócio. Hoje, os Grupos Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart dificilmente planejam uma nova loja sem considerar uma área para drogarias. O aumento de emprego e renda, aliado ao envelhecimento da população, fez com que as farmácias atraíssem olhares de interessados em obter uma fatia do setor que, em 2009, movimentou 30 bilhões de reais.
Embora ocupe a terceira colocação em termos de faturamento no setor supermercadista brasileiro, o Walmart é líder em número de drogarias no interior de suas lojas. O grupo norte-americano planeja encerrar 2010 com aumento de 50% no número de farmácias. As 100 novas unidades, chegando a um total de 300, fazem parte do investimento de 2 bilhões de reais programado para o País.
Na sequência, o Grupo Pão de Açúcar possui 151 drogarias e planeja 20 aberturas em 2010, que se somarão às 16 unidades já inauguradas este ano. “A orientação estratégica do Pão de Açúcar está na atuação multicanal e em diversos formatos de negócio, e podemos dizer que o grupo vem estudando diversas oportunidades de mercado também no segmento de drogarias”, afirmou o gerente de drogarias Eduardo Adrião.
O Carrefour, por sua vez, conta com 145 drogarias e deve inaugurar outras 20 até o final do ano. O investimento, segundo a varejista francesa, será de 300 mil reais para cada nova unidade, totalizando 6 milhões de reais. Outros 6 milhões de reais serão destinados à reforma de lojas existentes.
Fonte: Reuters
