O Walmart vai dobrar as compras de pequenos e médios agricultores do Brasil até 2015. O Clube dos Produtores, como é conhecido o programa no país, também irá ampliar o número de famílias atendidas: de 7 mil para 10 mil famílias, ampliando a renda dos agricultores em cerca de 10% no período e reduzindo em 20% as perdas de alimentos nas lojas.
A meta faz parte de um conjunto de compromissos anunciados em um evento realizado na sede da empresa em Bentonville, nos Estados Unidos. No encontro, o presidente global da empresa, Mike Duke, anunciou a estratégia de agricultura sustentável, que está dividida em três áreas de atuação: apoio aos agricultores e suas comunidades, via acesso dos produtos locais às lojas da rede; produção de mais alimentos com menos recursos e menos desperdício; e controle da origem de seus produtos agrícolas, garantindo a produção de forma sustentável.
O Brasil também foi citado durante o evento no que se refere ao compromisso já firmado pela empresa no país de não comprar carne bovina proveniente de áreas de desmatamento da Amazônia ou de fazendas incluídas na lista do trabalho escravo do Ministério do Trabalho. A prática adotada no país foi expandida para os demais países que compram carne brasileira, como Canadá, Chile e Estados Unidos.
