As redes Carrefour e Extra lideraram a pesquisa “Top of Mind 2010”, do Instituto Datafolha para o jornal Folha de S. Paulo, na categoria supermercado, com 6% das citações. O Carrefour venceu pela 13ª vez consecutiva – desde 1998 a marca está entre as mais citadas – e o Extra, pela quarta vez. O “Top of Mind” é o maior prêmio de brand awarness (lembrança de marca) do País. Os supermercados Carrefour e Extra dividem o primeiro lugar no Sudeste (9% cada um), entre os que ganham mais de dez salários mínimos (16% do Carrefour e 13% do Extra) e os que pertencem à classe A e B (10% do Carrefour e 9% do Extra).
Maria Cristina de Amarante, gerente de marketing do Extra, afirma que o fato de a marca ser multiformato, ou seja, hipermercado, supermercado, loja de proximidade (Extra Fácil) e virtual (Extra.com) facilita sua lembrança entre os brasileiros. O Carrefour segue a mesma linha, buscando aproximar-se do consumidor, com a apresentadora Ana Maria Braga como garota-propaganda. Em março deste ano, também foi lançada a loja virtual. “Criar diferentes canais para atendimento ao consumidor é mais uma forma de ampliar a oferta de soluções e serviços”, afirma Renata Moura, diretora-executiva de assuntos corporativos da empresa.
A amostragem da pesquisa, que completa 20 anos, foi composta com base em mais de cinco mil entrevistas em 160 municípios do Brasil. No total, 47 categorias de produtos e serviços foram premiadas.
