A Associação Paulista de Supermercados (APAS) discute com a Associação Comercial e Empresarial de Monte Mor e a Câmara de Vereadores de Monte Mor a melhor forma de regulamentação da lei que prevê a conscientização de consumidores para o uso racional de sacolas plásticas nos supermercados desta cidade do interior paulista.
O projeto “Vamos tirar o planeta do sufoco”, nos mesmos moldes do que foi implantado em Jundiaí em 31 de agosto passado, foi lançado no último dia 25 de outubro pelos empresários do setor em Monte Mor. Palimércio de Luccas, diretor de Regionais e Distritais APAS, afirmou que 15 toneladas de plástico vão deixar de ser jogadas por mês nos aterros sanitários da cidade. “Isso certamente representará uma vitória para o meio ambiente e às futuras gerações”, completa.
Somente em Jundiaí 160 toneladas de plástico deixaram de circular na cidade em dois meses de implantação da campanha, de acordo com o vice-presidente e diretor de Apoio ao Associado em Convênios e Oportunidades da APAS, Edivaldo Bronzeri. A campanha educativa junto aos alunos das redes municipal e estadual de ensino será realizada no final deste ano para que em fevereiro de 2011 o comércio ofereça alternativas sustentáveis, como embalagens biodegradáveis e retornáveis.
