Em uma iniciativa pioneira, o Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma Laboratórios lançaram o projeto “Descarte Correto de Medicamentos”, que visa despertar o consumidor para a importância do destino adequado de medicamentos vencidos ou fora de uso, embalagens e cortantes como agulhas, ampolas, vidros de xarope, frascos, entre outros.
Inicialmente, o projeto será implantado em duas lojas do Pão de Açúcar (Real Parque e Jabaquara, na capital) e em três unidades do Hipermercado Extra (Itaim, Penha e João Dias), que servirão como postos de arrecadação desses resíduos. A expectativa das empresas é estender o projeto em 2011 para todas as drogarias do Grupo Pão de Açúcar na cidade de São Paulo.
A mecânica do programa envolve todas as etapas de descarte. O consumidor deposita as embalagens primárias, medicamentos e cortantes nas urnas coletoras dispostas nas drogarias do Extra e Pão de Açúcar participantes. As empresas também treinarão todos os funcionários das drogarias para que estejam aptos a ajudar o cliente na hora do descarte, assim como tirar dúvidas e incentivá-lo quanto ao descarte consciente.
O Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) é parceiro no projeto e será o responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos armazenados nos estabelecimentos participantes.
