O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi, esteve na manhã desta quinta-feira (25 de novembro) no auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, onde foram apresentados os resultados da pesquisa “Sustentabilidade: Aqui e Agora”. O levantamento, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Grupo Walmart Brasil, aponta que 60% dos brasileiros são a favor de uma lei que institua o banimento de sacolas plásticas.
A APAS apoia o propósito de extinguir as sacolas plásticas dos supermercados, oferecendo alternativas sustentáveis, como as embalagens retornáveis, além de conscientizar toda a comunidade em relação à preservação do nosso planeta. Nesse sentido, a cidade de Jundiaí, a primeira a implantar a campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”, é um exemplo de sucesso a ser seguido por outros municípios paulistas.
A pesquisa, apresentada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pelo presidente do Walmart, Marcos Samaha, mostra também um dado positivo: o meio ambiente aparece como prioridade sobre o crescimento econômico. A maioria dos entrevistados acredita que só com grandes mudanças de hábito e de consumo, incluindo separar o lixo para a reciclagem e eliminar o desperdício de água, será possível conservar os recursos naturais.
A pesquisa ouviu 1,1 mil pessoas em 11 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
No final da tarde, o presidente Galassi e a diretoria das Regionais e Distritais da entidade participam de uma visita técnica à loja “verde” do Walmart, no bairro Morumbi.
Acesse aqui a íntegra da pesquisa.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.



