O vice-presidente e diretor de Relações Institucionais da APAS, Carlos Ely, falou à Diretoria Estatutária da entidade, na reunião mensal realizada em 26 de novembro, sobre o encontro com a ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, em São Paulo, por ocasião da apresentação dos resultados da pesquisa “Sustentabilidade: Aqui e Agora”. O levantamento, realizado pelo MMA e pelo Grupo Walmart Brasil, aponta que 60% dos brasileiros são a favor de uma lei que institua a extinção das sacolas plásticas.
Da APAS, estiveram presentes no encontro o presidente João Galassi; o diretor Carlos Ely; o diretor de Sustentabilidade, João Sanzovo Neto; e o diretor de Apoio e Relacionamento com o Associado e presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda. Carlos Ely destacou a participação da APAS no evento, cujo tema versou sobre a sustentabilidade e o consumo consciente. Galassi afirmou que, junto com a Abras, existe o compromisso do setor supermercadista de reduzir em 30% o uso de sacolas plásticas até 2013, e citou o sucesso da campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”, de Jundiaí (interior de São Paulo). A ideia é levá-la para outros municípios do Estado que também tiverem regulamentado a lei.
Ponto Eletrônico
Outro assunto apresentado à diretoria foi a audiência pública que ocorrerá na Câmara dos Deputados, em Brasília, na próxima quarta-feira (1º de dezembro), às 10h30, a fim de debater a Portaria 1.510/2009, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que trata do novo Registro Eletrônico de Ponto. Sobre a matéria, tramita na Câmara o projeto de Decreto Legislativo 2839/2010, do deputado Arnaldo Madeira, que susta a portaria.
