O Grupo Pão de Açúcar (GPA) firmou parceria com a dunnhumby para utilizar com exclusividade no Brasil uma solução que permite conhecer detalhadamente os hábitos de compra dos consumidores. A dunnhumby é uma empresa fornecedora de soluções de marketing relacionado a bens de consumo, e em outros países, já é utilizada por redes como Casino, que possui participação no grupo, e Tesco.
Com o uso da ferramenta, o objetivo é desenvolver ações em parceria com fornecedores que tragam benefícios em sortimento, preços e promoções, resultando em aumento de vendas. A expectativa é aumentar em 10% o consumo em segmentos como sorvetes, material de limpeza, cremes dentais, massas, óleos, iogurtes, pratos prontos, desodorantes, fraldas e café.
As informações são obtidas pelo CPF dos clientes cadastrados no programa de fidelidade Mais, porém, a identificação é fornecida pelo grupo varejista em forma de código a fim de manter o sigilo pessoal. Com elas, os fornecedores podem traçar estratégias de marketing mais dirigidas e eficientes. Hoje, o programa Mais possui 2,3 milhões de pessoas (CPFs) cadastradas.
Para Cristina Serra, diretora de marketing do GPA, um dos motivos que levou a empresa a adotar a solução foi o crescimento econômico do País, estimulado pelo consumo interno. “Queremos preparar nossas lojas para que possam ajudar os clientes a comprar melhor e oferecer uma experiência de compra diferenciada que possibilite sua fidelização”, disse.
