O Supermercado Bergamais, na zona norte de São Paulo, formou 25 funcionários, que participaram, durante o segundo semestre deste ano, do 1º Curso de Desenvolvimento Profissional no Varejo, com carga horária de 60 horas. De acordo com a coordenadora de Treinamento da empresa, Rosana Haddad, o objetivo foi treiná-los com foco na excelência do atendimento ao cliente.
A Escola Bergamais, como foi denominado o projeto, foi dividida em duas etapas: Treinamento de Gestores, os quais ficaram responsáveis por avaliar os funcionários de suas seções com maior potencial para assumir liderança, atuando como multiplicadores de conhecimento, e Treinamento de Colaboradores. No total, 25 participantes foram selecionados e indicados pelo gestor da loja, Edmar Laurênio de Matos, em sintonia com os gestores setoriais, e obtiveram 100% de aprovação ao final do treinamento.
O curso teve a coordenação da consultora Jorgete Lemos, que assessorou os gestores na elaboração de suas palestras. No último dia 29 de novembro, ocorreu o encerramento e a entrega dos certificados, com a presença do fundador da loja, Domingos Bergamini, a diretoria e o gerente da Escola APAS, Adelmo Gomes.
“O treinamento foi um sucesso. Em 2009, quando sentimos a necessidade maior de formação para cargos de liderança, optamos por escolher os próprios funcionários, que já conheciam a política interna da empresa”, afirma Rosana. Do total, três participantes já assumiram a liderança nas seções de peixaria, reposição e hortifruti. Uma nova turma do curso está prevista para o segundo semestre de 2011.