A Associação Paulista de Supermercados (APAS) apoiou a exposição itinerante “Mascotes: Corporeidade & Imaginário”, que apresentou uma extensa coleção de mascotes famosos, como o Toddynho (da marca Toddy), o Baianinho (Casas Bahia), a Galinha Azul (para a marca Maggi, da Nestlé), a Ana Maria (Pullman), o Sondinha (Grupo Sonda), o Esquilo e Esquilete (Grupo Zaffari), o Ollie (ícone da rede social Twitter), entre outros. A novidade esteve no hall de entrada da entidade, no Alto da Lapa, na noite do dia 8 de dezembro, ocasião em que ocorreu a 15ª premiação do Troféu Ponto Extra.
Organizada pela professora Clotilde Perez, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), a exposição é fruto de uma pesquisa de pós-doutorado realizada na Universidad de Murcia, na Espanha, cujo objetivo foi identificar os mascotes das marcas, suas trajetórias e estratégias criativas das empresas para lançá-los no mercado.
Também fruto de sua pesquisa acadêmica, Clotilde lançou em novembro passado o livro “Mascotes, semiótica da vida imaginária”, na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Durante o Troféu Ponto Extra, foram sorteados alguns exemplares ao público.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.