Defender a livre concorrência e o direito de escolha do consumidor, além de dar ao empresário a liberdade de gerir o seu próprio negócio. Com base nesses preceitos, a multinacional francesa Danone atendeu ao pedido da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e vai retirar das gôndolas os preços sugeridos dos produtos da linha Activia que possuem similares.
De acordo com o vice-presidente do Conselho Deliberativo e diretor de Mercado da APAS, Omar Ahmad Assaf – responsável por intermediar as negociações com a empresa alimentícia, por meio de reuniões com o diretor de Vendas Wilson Simplini e gerentes –, os produtos da marca Activia que não têm similar terão os preços sugeridos retirados das embalagens até o dia 1º de março de 2011. Dessa maneira, a partir desta data, não haverá mais a precificação.
“O resultado dessa negociação é um avanço tanto para os nossos associados quanto para nossos parceiros fornecedores, resultando em benefício para os consumidores”, afirma Assaf. Ele destacou ainda o compromisso da Danone e o seu bom relacionamento com o setor.
Segundo João Netto, gerente de Trade Marketing da Danone, o portfólio de produtos com preços sugeridos na embalagem, os chamados itens acessíveis – representou um movimento para que essa categoria atingisse as classes populares, já que, com a migração da classe D para a C, os consumidores passaram a adquirir itens considerados “premium” e que trazem benefícios à saúde. A marca Activia é hoje líder na categoria de iogurtes funcionais e um dos carros-chefe da Danone no Brasil.
“Revimos nossa estratégia da marca e concordamos em atender a APAS, pois é uma necessidade de mercado”, avalia Netto. Ele disse que a companhia poderá adotar novas estratégias, como por exemplo as promoções “leve mais e pague menos”. Tudo em respeito ao consumidor.

