A Diretoria de Apoio ao Associado em Gestão Operacional e Comercial da APAS, criada na gestão do presidente João Galassi, lança um manual de boas práticas do setor. O material de orientação será distribuído no início de 2011 aos supermercados associados, com o objetivo de sanar de vez o problema vivido por muitos empresários varejistas, que é ter produto com validade vencida nas gôndolas.
Na última semana, por exemplo, os diretores da pasta Jad Zogheib e Pedro Lopes Brandão receberam na sede da APAS os profissionais da RTC Consultoria, Márcio Fialho e Romualdo Coelho, que trouxeram sugestões para a formatação do manual. A publicação terá temas divididos por seções, e o primeiro deles versará sobre a data de validade dos produtos.
Segundo Zogheib, a ideia é aliar-se ao sistema já utilizado pelas lojas, seguindo uma metodologia criteriosa de reposição dos produtos nas prateleiras. “A checagem da data de validade das mercadorias deve ser feita no seu recebimento. Quanto à armazenagem no depósito ou no CD, o critério a ser sempre adotado é ‘o primeiro que entra é o primeiro que sai’”, disse.
O diretor ressaltou ainda a importância de se comprar o equivalente ao giro, e nunca em excesso, evitando o vencimento na gôndola e o desperdício. “Com a adoção das melhores práticas podemos também gerenciar perdas e evitar rupturas”, completou.

