Os sócios franqueadores da rede varejista Mundo Verde inauguram no próximo mês de maio, no Rio de Janeiro, uma lanchonete inspirada no conceito de “fresh food”. A motivação para o empreendimento é fácil de ser compreendida. O negócio de franquias do Mundo Verde quer expandir horizontes e melhorar os dividendos dos acionistas. Com um braço de no segmento de serviços de alimentação fora de casa, que absorverá produtos dos fabricantes que se desenvolveram no entorno das lojas da rede, todo o sistema cresce.
A Mundo Verde é hoje a maior rede de produtos naturais da América Latina, com 187 unidades e faturamento de R$ 181 milhões em 2010. No último ano, para aumentar a visibilidade da marca, a empresa decidiu investir em marketing, o que não era habitual na companhia.
A estratégia de expansão pauta também o desembarque nas gôndolas das lojas franqueadas de uma linha de produtos infantis com a própria chancela Mundo Verde nos próximos meses. A ausência de marca própria foi detectada em pesquisas após a compra de 100% do capital da empresa pelo fundo de private equity Axxon Group.
Os irmãos e sócios-fundadores Jorge Antunes e Isabel Antunes Joffe decidiram vender a rede em meados de 2009, em função do aumento da demanda do negócio e diante da ausência de sucessores. Desde então, a empresa é gerida por Sérgio Bocayuva, ex-executivo do Banco Modal, que tornou-se sócio do empreendimento junto com um grupo de ex-diretores do mercado varejista. Desde a entrada do fundo, o número de lojas cresceu quase cinco vezes – de 42, em 2009, para as atuais 187 – e a perspectiva é atingir 400 unidades em cinco anos.
Fonte: O Estado de S. Paulo
