O varejo está passando por um processo de s transformações e conhecer o consumidor é fundamental para a sua sobrevivência e evolução. E a tecnologia é a peça central neste jogo. “Com o avanço tecnológico, todos os recursos devem ser utilizados não só para conquistar como fidelizar os clientes, disse o presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado, durante encontro do Pós Retail´s Big Show (NRF) realizado em 1º de março, na capital.
O evento, promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a Boa Vista Serviços, teve como objetivo apresentar ao comércio paulista um pouco das experiências da comissão enviada à convenção anual do varejo, ocorrida em janeiro em Nova York (EUA). Segundo Dourado, 70% dos consumidores não são fiéis a estabelecimentos comerciais. “Vimos na NRF que o varejista deve oferecer ao consumidor uma sensação única no momento da compra para que ele volte. Temos que encontrar caminhos para fidelizá-los”, explicou.
Atualmente, o varejo é o primeiro grande criador de postos de trabalho em todo o Brasil e os pequenos e médios varejistas somam 75% destas vagas, enquanto os grandes são responsáveis pelos 25% restantes. Além disso, o segmento registra crescimento 50% superior ao Produto Interno Bruto (PIB) do País.
