O lançamento do GDSN – Rede Global de Sincronização de Dados/Cadastro Nacional de Produtos, uma tecnologia inovadora resultado da parceria entre a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a GS1 Brasil e o Carrefour – responsável pelo projeto piloto –, ocorreu na última terça-feira (1º de março) na sede da Abras. A novidade foi anunciada durante o evento “Supermeeting Líderes de Venda”.
Para o presidente da Abras, Sussumu Honda, a padronização de dados vai agregar ganhos ao setor supermercadista brasileiro. Segundo ele, é uma inovação tecnológica que proporcionará agilidade nos processos e a diminuição de erros provocados por divergências entre os sistemas dos varejistas e fornecedores.
“Esta solução vai dar precisão e segurança às transações, na medida em que indústria, atacado e varejo passem a trabalhar com as mesmas especificações de produtos, evitando distorções”, avalia Honda.
“Notamos esse gargalo na comunicação com a indústria, que resulta em falta de produtos, alta de preços e queda de produtividade dentro das lojas do Carrefour”, afirmou o diretor do Carrefour, Paulo Crapino. Entre os ganhos a serem obtidos com a padronização/sincronização de dados estão diminuição da falta de produtos nas gôndolas (ruptura); redução do tempo de cadastro de novos itens; queda de litígios com fornecedores e redução do tempo de recebimento de pedidos.
Fonte: Abras
