Não vai faltar peixe na Páscoa. É o que ficou acertado nesta sexta-feira (11 de fevereiro) durante audiência entre empresários do setor de pescados, supermercados, restaurantes e franquias com a ministra Ideli Salvatti, do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), realizada em Brasília (DF).
As campanhas sistemáticas de incentivo ao consumo de peixe por parte do MPA, entre elas a Semana do Pescado, da qual os supermercados participam ativamente, deram resultado: cada brasileiro consome 9 kg de peixe por ano.
A demanda crescente tem gerado déficit no fornecimento e os empresários desse setor, preocupados com as restrições do governo às importações, inclusive de camarão, decidiram pedir ao Ministério da Pesca a flexibilização das importações.
“É um contrassenso os supermercados estimularem o consumo e não ter o produto disponível para o consumidor”, opina Carlos Ely, diretor de Relações Institucionais da APAS, que representou o setor ao lado do presidente da Abras, Sussumu Honda.
Conforme Ely, a ministra ficou sensibilizada com a questão e pediu a formação de um grupo de trabalho para acompanhar as ações de regularização do mercado. Ela alerta, entretanto, cuidado especial para não comprometer a balança comercial brasileira.
