O presidente da APAS João Galassi reuniu-se com o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Bomeny, com o objetivo de discutir possíveis parcerias entre supermercados e galerias comerciais. O superintendente da APAS, Carlos Correa; o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo; e André Friedheim, diretor da Francap – consultoria em franchising – também participaram do encontro no último dia 15 de fevereiro, na sede da APAS.
Ambas as entidades reconhecem o potencial de espaços nos supermercados para a expansão e o fortalecimento das redes de franquia e, por esse motivo, a ideia é realizar estudos que levem a novas ações para um melhor entendimento e participação do supermercadista e do franqueador. Entre elas, pode-se destacar a formação de um banco de negócios, no qual o supermercadista colocaria à disposição do franqueador os espaços disponíveis, e este, por sua vez, divulgaria o seu interesse em determinadas áreas e regiões.
“As franquias representam uma vantagem para os supermercados e uma nova fonte de renda, que também possibilita agregar mais serviços ao consumidor”, destaca João Galassi. Vale ressaltar que a APAS está dando continuidade ao projeto iniciado pelo ex-presidente João Sanzovo Neto. O convênio assinado na APAS 2010 com a ABF, por exemplo, tinha o objetivo de proporcionar aos associados a rentabilização de seus espaços nas lojas por meio das franquias.
Mercado
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias registrou crescimento substancial nos últimos anos. No período de 2001 a 2008, o faturamento aumentou 11,9%, e em 2009 o setor de franchising faturou R$ 63 bilhões.
Em âmbito mundial, o Brasil ocupa a quarta posição no mercado de franquias – modalidade de negócios que representa uma fatia de 24% do varejo nacional. O objetivo da galeria comercial é agregar operações complementares às do supermercado, que gerem frequência e aumentem a chance de fidelizar o consumidor.
