A presidente da República Dilma Rousseff citou o projeto de Jundiaí que deu fim às sacolas plásticas em supermercados como um dos exemplos a serem seguidos por todo o País. Em sua coluna publicada no dia 14 de fevereiro no Jornal Bom Dia, Dilma afirmou ao leitor Ivan Macedo, de Arapongas (PR), que Jundiaí e Xanxerê (SC) baniram voluntariamente as sacolas plásticas e que este é um movimento que tende a crescer.
“Pacto firmado pelo Ministério do Meio Ambiente com o setor de supermercados, abrangendo cerca de 76 mil estabelecimentos, prevê a redução de 30% das sacolas até 2013 e de 40% até 2014”, disse a presidenta.
O prefeito Miguel Haddad elogiou a sua postura: “O que importa é o interesse da população e não o interesse partidário. A presidente Dilma dá mais um exemplo que deveria ser seguido aqui e em todo o país”.
O projeto para banir as sacolinhas dos supermercados foi adotado há seis meses em Jundiaí pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com a prefeitura. Em breve, o exemplo do município do interior de SP deverá ser usado em todo o Estado: Belo Horizonte será a primeira capital a adotar o mesmo programa, a partir do dia 18 de abril, e Vitória (ES) será a segunda, a partir de julho próximo.
