A Diretoria de Sustentabilidade da Associação Paulista de Supermercados (APAS) está elaborando uma cartilha com dicas de consumo consciente para ser distribuída aos associados da entidade. O lançamento se dará durante a APAS 2011, maior feira mundial do setor que ocorrerá entre os dias 9 e 12 de maio, no Expo Center Norte.
De acordo com Antonio Gandra, vice-diretor de Responsabilidade Ambiental, que integra a diretoria de Sustentabilidade da APAS, a ideia é valorizar as iniciativas de preservação ambiental, consolidando a imagem dos supermercados junto à sociedade como um setor sustentável.
O projeto conta com a parceria da Reclicagem Gestão e Marketing Ambiental, empresa responsável pelo desenvolvimento de projetos ambientais e de sustentabilidade para a APAS. Para a elaboração do conteúdo informativo, a APAS e a Reclicagem contam com a ajuda de profissionais que atuam nesta área, das redes Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Russi.
A publicação abordará o tema sustentabilidade em uma linguagem direta e objetiva, com ilustrações distribuídas em cerca de 80 páginas. O objetivo é apresentar as principais práticas sustentáveis a serem utilizadas pelas empresas de supermercados. “Queremos que os supermercadistas entendam o que é necessário para construir uma loja verde, incluindo o aproveitamento de recursos naturais para economizar água e eletricidade e o descarte adequado de materiais”, afirmou Caio Queiroz, diretor da Reclicagem.
