A Fundação Procon-SP elogiou a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em Jundiaí, no interior paulista. Em reunião realizada nesta quarta-feira (23 de fevereiro) na sede do Procon, na capital, os diretores da APAS apresentaram os detalhes do projeto que aboliu as sacolas plásticas dos supermercados de Jundiaí, as etapas de implantação da campanha, além do material de divulgação e jornais impressos com reportagens sobre o sucesso do projeto.
De acordo com o diretor de Convênios APAS, Edivaldo Bronzeri, nos últimos seis meses Jundiaí retirou de circulação 480 toneladas de plástico, o que equivale a 132 milhões de sacolinhas. A partir do dia 18 de abril, Belo Horizonte será a primeira capital brasileira a adotar o programa.
“A APAS pretende levar essa experiência para todo o Estado de São Paulo e para várias capitais do Brasil”, afirmou o diretor de Sustentabilidade da APAS, João Sanzovo Neto. Ele destacou o fato de a entidade ter sido procurada pelo Governo Estadual para a adoção de um termo de cooperação, que deverá ser assinado pelos supermercadistas com as prefeituras, simbolizando a mudança de mentalidade em favor do meio ambiente. “Essa solução foi a melhor parceria já realizada entre a sociedade civil e o poder público”, disse.
O diretor de Segurança Alimentar da APAS, Márcio Milan, esclareceu ainda que está sendo criado, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, um grupo de trabalho no Estado para certificar e dar legitimidade às sacolas biodegradáveis. “A campanha exige uma auditoria junto aos fabricantes de sacolas biodegradáveis para saber se estão usando a matéria-prima correta”, ressalta.
Participantes
Da APAS, participaram da reunião o diretor de Sustentabilidade, João Sanzovo Neto; o diretor de Apoio ao Associado em Segurança Alimentar, Márcio Milan; o diretor de Convênios, Edivaldo Bronzeri; Gerson Cordeiro Júnior (Grupo Carrefour) e Leonardo Dias (Grupo Walmart Brasil); e do Procon, a diretora de Programas Especiais Andrea Sanches; a diretora de Relações Institucionais Regina Lunardelli; o diretor de Fiscalização Renan Ferraciolli; a diretora adjunta de Estudos e Pesquisa Cristina Martinussi; e o assessor da Diretoria Executiva Marcos Diegues.

