A APAS Regional Ribeirão Preto realizou, na última quinta-feira (3 de março), a primeira reunião aberta para associados. De acordo com o diretor da Regional, Tiago Trevelatto Albanezi, o encontro foi bem aceito pelos supermercadistas locais e a nova proposta representa uma forma de relacionamento mais próximo com o associado.
Na ocasião, a secretária de Assistência Social de Ribeirão, Maria Sodré, apresentou a eles a campanha “Não dê esmola”, cujo objetivo é sensibilizar a população sobre os malefícios da esmola, que deixa crianças fora das escolas e os adultos nas ruas. Todos concordaram em aderir à campanha e vão orientar os clientes por meio de peças de comunicação, como tabloide de ofertas e banners distribuídos nas lojas. “A campanha surgiu por causa do aumento dos moradores de rua na cidade. Nossa região concentra muitos migrantes que trabalham no corte de cana-de-açúcar, e no período da entressafra, ficam sem trabalho e acabam nas ruas”, ressaltou.
Outra participação na reunião foi do delegado regional do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), Luiz Eduardo Galdeano, e dos especialistas em metrologia e qualidade, Maria Luiz Pimenta Lins e Marinês Beloto, que tiraram dúvidas em relação aos pescados congelados embalados nas lojas. “Uma delas diz respeito ao glaciamento (forma de congelamento) do peixe. Desde o início de 2009, foi proibida a venda de pescados congelados a granel por ordem do Ministério da Justiça. Portanto, a venda desse tipo de produto só pode ser feita em bandeja e respeitando a Instrução Normativa 22, que exige uma etiquetagem informativa completa na bandeja, o que inclui o percentual de glaciamento.
Os participantes também foram informados sobre a prorrogação do novo sistema de ponto eletrônico; a campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”, que substitui sacolas plásticas dos supermercados por embalagens retornáveis; e o evento de mobilização da Regional Ribeirão, a ser realizado em 8 de abril, no Taiwan Centro de Eventos. Após, todos foram convidados para um happy hour.
Regional Ribeirão
A reunião aberta acontecerá mensalmente com os associados em todas as Regionais APAS. Encontros para ouvir suas necessidades foi uma proposta apresentada pelo presidente da entidade, João Galassi.
Hoje a Regional Ribeirão Preto possui 120 empresas associadas, de 80 cidades. A região representa 6% do faturamento de todo o setor supermercadista do Estado, com faturamento de cerca de R$ 3,28 bilhões. Participaram da primeira reunião representantes dos supermercados Alpheu; Big Compra; Copercana; Gomes; Juliana; Mialich; Paulista; 3 Jota e Savegnago.