O 34º Ranking Abras 2011, elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em parceria com a Nielsen, confirma os bons resultados de 2010 para o setor supermercadista brasileiro. No ano, as vendas do autosserviço somaram R$ 200,1 bilhões – percentual 13,9% superior ao de 2009, em valores nominais.
Os quatro primeiros colocados no ranking são os grupos Pão de Açúcar (faturamento de R$ 36 bilhões), Carrefour (R$ 29 bilhões), Walmart (R$ 22 bilhões) e GBarbosa (R$ 3,5 bilhões). Somente o Pão de Açúcar cresceu quase R$ 10 milhões em 2010, se comparado a 2009. “O resultado é bastante positivo. Além do faturamento, os números da pesquisa mostram a evolução do setor supermercadista brasileiro, que tem potencial de crescimento nos próximos anos, não só com a venda de alimentos, mas como empresas de negócios com atuação diversificada em áreas como fast food, eletroeletrônica, farmácia, atacado e postos de combustível”, afirma Sussumu Honda, presidente da Abras.
De acordo com o estudo, o faturamento das 20 maiores empresas evoluiu 23,29%, passando de R$ 96,5 bilhões, em 2009, para R$ 115,8 bilhões em 2010. Na lista dos 20 maiores, os destaques foram a entrada da rede Comper, que não participou do ranking no ano passado (base 2009), e do Giassi Supermercados (SC). Este último subiu uma posição (da 21ª para a 20ª) com a incorporação da rede mineira Bretas pelo GBarbosa.
Confira abaixo a lista com as 20 maiores redes de supermercados do País.

