O Espaço APAS Centro de Convenções sediou na manhã desta quinta-feira (14 de abril) o workshop “Tendências e Novidades – Feiras Mundiais”, promovido pelo POPAI Brasil para apresentar a empresários e profissionais de agências publicitárias as novidades das edições de 2011 das feiras internacionais NRF, Euroshop e Globalshop.
Romano Pansera, presidente do POPAI Brasil; Luciana Barreto, diretora executiva do POPAI Brasil; a arquiteta Kátia Bello e a designer Noemi Saga comentaram as inovações apresentadas no exterior e como elas podem ser utilizadas no mercado nacional.
Entre os destaques, os palestrantes citaram o design, a iluminação e o uso de manequins com expressão facial e movimento como diferenciais visuais. Além disso, ressaltaram a valorização do bem-estar do cliente, seja por meio do registro de compras via celular – o que evita a permanência em filas – até o aumento do número de espaços e serviços pensados para reter e agradar o consumidor, como cafeterias.
“Esses espaços criam momentos agradáveis e retêm o consumidor. É como se dissessem ao cliente: ‘Fique aqui, tome um café, use a internet’”, disse Luciana Barreto. Para ela, apesar da informatização, os consumidores ainda querem ser tocados, surpreendidos e emocionados. “Existe emoção no ponto de venda, não viramos robôs. Somos humanos e a loja precisa dessa sensibilidade”, concluiu.
Feiras internacionais
A GlobalShop 2011, realizada no final do mês passado em Las Vegas (EUA), abordou os novos processos de compra, com destaque para os smartphones, enquanto a EuroShop, realizada em fevereiro na Alemanha, enfatizou, além da tecnologia, a importância do conteúdo e da integração de elementos visuais, auditivos e olfativos no varejo. Já a NRF, o maior evento com foco em varejo dos Estados Unidos, abordou, em janeiro deste ano, a integração entre mobile e lojas físicas e a importância da personalização da mensagem transmitida ao consumidor.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.


