A rede Barbosa Supermercados inaugura na próxima semana o primeiro curso de sua Escola de Negócios. Proposto no início do ano, o programa de educação corporativa visa preparar os colaboradores para que alinhem suas habilidades à missão da empresa, garantindo a satisfação dos funcionários e do cliente.
“Já oferecíamos treinamentos antes, mas eram esparsos. Com a Escola de Negócios vamos padronizar os cursos. Assim, quando o colaborador entrar na empresa, ele já terá um programa de treinamento a seguir”, afirma Rosana Pinheiro, assistente de RH responsável pela implantação do projeto, ao lado de Kamilla Atílio e Tatiana Bassin.
Segundo Rosana, a escola oferecerá cursos em quatro diferentes “trilhas”: a “essencial”, com o mínimo que o funcionário precisa saber para integrar o quadro de funcionários da empresa; a de “encontros”, com feiras e workshops; a “funcional”, voltada para o treinamento em funções específicas; e a “mobilizadora”, planejada para líderes. Após passar pelas trilhas cada colaborador terá realizado cerca de 77 horas de treinamento.
“A intenção é formar multiplicadores, principalmente na trilha funcional, para atingirmos mais funcionários”, diz Rosana. Para escolher os cursos, a empresa ouviu críticas e sugestões de clientes e procurou treinamentos que são sempre importantes, como o voltado à qualidade do atendimento.
Barbosa Supermercados
A rede teve início em abril de 1976, quando Antônio Barbosa Silva e Hilda Barbosa decidiram montar um pequeno empório na Rua Santo Antônio Aventureiro, no bairro do Taboão, em Guarulhos. Hoje a empresa conta com 16 estabelecimentos e 2.050 funcionários.
