O Grupo Walmart anunciou um ambicioso projeto de expansão no País, com investimento de R$ 1,2 bilhão e inauguração de 80 lojas ao longo do ano. “O Brasil é um mercado extremamente estratégico para o Walmart. Com a estabilidade econômica dos últimos anos, a empresa vê um excelente potencial de crescimento no nosso mercado e por isso vai continuar investindo”, anunciou o presidente do Walmart Brasil, Marcos Samaha, no último dia 3 de maio.
Segundo Samaha, os recursos serão destinados prioritariamente para a abertura de hipermercados, supermercados, lojas de atacado, clubes de compras e lojas de vizinhança, com destaque para os formatos voltados para as classes C, D e E, com as bandeiras Todo Dia (varejo) e Maxxi (atacado). Apenas no Rio Grande do Sul, já estão confirmadas as aberturas da loja BIG em Sapiranga e do TodoDia em São Leopoldo. Juntas, as unidades somam quase R$ 40 milhões em investimento e mais de 300 oportunidades de emprego.
Além da abertura das novas unidades, o grupo destinará parte dos recursos também para a reforma de unidades antigas, melhorias no sistema logístico e em tecnologia. Ao todo, a empresa estima que os investimentos gerem 7 mil empregos diretos e mais de 20 mil indiretos em 2011.
Walmart
O Walmart Brasil possui hoje 483 unidades distribuídas em 18 estados e no Distrito Federal. São nove bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia). No ano passado, quando abriu 45 novas lojas, a empresa faturou R$ 22,3 bilhões, com crescimento de 13% em relação ao registrado no País em 2009. Nos últimos cinco anos, o Walmart já somou R$ 6 bilhões em investimentos no Brasil, com a construção de 177 lojas.
