As vendas do comércio no Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo (8 de maio), devem crescer 6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Inferior à expansão de 14% registrada entre 2009 e 2010, o resultado reflete o impacto da inflação e da maior cautela do consumidor na hora das compras.
“Mas é bom lembrar que, em 2009, sofríamos o efeito da crise econômica mundial. Portanto a base de comparação é mais fraca”, diz Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Neste ano, o gasto médio com presentes deve chegar a R$ 80, com destaque para as vendas dos segmentos de vestuário, calçados, perfumaria, jóias e semijóias.
“São itens que não dependem de crédito de longo prazo, que foi o foco das medidas macroprudenciais do governo, e, portanto, devem se manter em alta na preferência do consumidor neste Dia das Mães”, afirma Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL, que representa 800 mil lojistas do país. Mais otimistas, os lojistas de shoppings estimam um aumento de 11% nas vendas e gastos médios de R$ 90 a R$ 110.
Fonte: Folha de S. Paulo
