O 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados – APAS 2011 começou de uma forma diferente neste ano. Os discursos foram substituídos por um painel com autoridades que comentaram o tema do evento “Inovação – Simplificando a Vida do Consumidor” em suas respectivas áreas e as implicações dessas novidades no setor supermercadista.
Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), foi o primeiro a fazer suas considerações e aproveitou a presença do governador Geraldo Alckmin e do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, para solicitar a diminuição dos impostos sobre os aparelhos de precificação eletrônica, e o apoio na padronização das unidades de medida, que simplificaria a vida do consumidor.
Após Sussumu, foi a vez de João Carlos de Oliveira apresentar suas considerações. O presidente da Associação Latinoamericana de Supermercados ressaltou a importância da automação e citou a sincronização de dados cadastrais de produtos pela GDSN (Rede Global de Sincronização de Dados), a identificação dos produtos por rádio frequência (RFID) e o mobile commerce como inovações.
Ainda no setor supermercadista, o presidente da APAS, João Galassi, apresentou dois aspectos da pesquisa “Tendências do Consumo”, que mostram que a inovação é muito buscada pelo consumidor, mas, ao mesmo tempo, é difícil de ser alcançada.
“De todos os produtos lançados, apenas 5% são considerados inovadores, ou seja, criam novas categorias, estimulam novos usos, mudam os hábitos dos consumidores e geram venda incremental para o mercado”, afirmou Galassi.
