Diversas autoridades participaram da abertura do 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados – APAS 2011, na tarde desta segunda-feira (9 de maio), e, como proposto pelo presidente da APAS, João Galassi, apresentaram releituras do tema do evento, que neste ano enfoca a “Inovação – Simplificando a Vida do Consumidor”.
Leia mais: Painel sobre inovação abre Feira APAS 2011
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, aproveitou a ocasião para agradecer o setor supermercadista pela qualidade de seus serviços. “Este evento consegue reunir representantes de diversas entidades porque é um setor respeitado, que mostra estar preocupado em servir bem o consumidor. Estou aqui representando os paulistanos bem atendidos e respeitados nos supermercados como forma de gratidão pelos serviços que vocês prestam”, disse Kassab aos convidados do painel e à plateia, composta por autoridades, empresários e supermercadistas.
Na sequência, Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), cobrou a diminuição da carga tributária, e defendeu uma maior integração entre a indústria e o comércio.
Após Skaf, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, parabenizou a APAS pela condecoração dada pela Casa à entidade por solicitação do deputado Sandro Mabel, e comparou a inovação no setor supermercadista com a da política, defendendo que ambos devem inovar em quesitos como rapidez e qualidade. O deputado também afirmou que a Câmara está preparada para a discussão da carga tributária e da precificação proposta minutos antes por Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). “Estamos juntos”, disse Maia pouco antes de apertar a mão de Sussumu.
O Secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Humberto Luiz Ribeiro, por sua vez, citou as inovações testadas em Lisboa, como uma gôndola “viva” em que o produto procurado vibra para atrair a atenção do consumidor, e o esforço da pasta para facilitar o processo de regulamentação das empresas.
Em referência a essa simplificação, o deputado estadual Orlando Morando, vice-presidente e diretor de Comunicação da APAS, deu continuidade à cerimônia afirmando que o tempo se tornou cada vez mais precioso e que a burocracia representa um nó para a sociedade.
Por fim, encerrando a cerimônia, Geraldo Alckmin enalteceu o setor, afirmando que são os empreendedores que geram empregos. “O governo apenas dá condições para isso florescer”, disse.
