O gerente de Comunicação da APAS, Joaquim Ferreira, apresentou na manhã desta terça-feira (10 de maio) exemplos de inovações que fazem a diferença no varejo e que podem garantir a competitividade das lojas diante das tendências de consumo apontadas pelo levantamento Brasil Food Trends 2020. A palestra deu continuidade à apresentação de Raul Amaral, do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos), que apresentou a pesquisa aos participantes do 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados – APAS 2011.
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Na apresentação, Ferreira mostrou que as tendências levantadas pela pesquisa abrem caminho para a inovação em vários setores, como no caso do FLV, que ganha destaque com a busca dos consumidores por alimentos mais saudáveis. “Em 2009, 59% dos consumidores compravam produtos do setor FLV em supermercados, e 32% em feiras. No ano passado, esses números passaram, respectivamente, para 65% e 23%. Então, se nas lojas de vocês o FLV não possui destaque, é necessário pensar em reformas”, disse.
Para exemplificar o levantamento, o gerente mostrou como a rede mineira Verdemar investiu no desenvolvimento e no marketing de suas seções e hoje conta com confeitaria, rotisserie, pizzaria e café, além de oferecer sushis, temakis, pizzas e carnes grelhadas na hora, apostando na sensorialidade, como sugere a Brasil Food Trends. “E tudo isso para seguir a missão estipulada pela empresa, de fazer da compra um ato de emoção, prazer e diversão”, afirmou.
O gerente ainda mostrou a preocupação de empresas como a Rede Oba com a saudabilidade e a importância da proximidade para um consumidor que não quer perder tempo. Em um paralelo entre a indústria e o varejo, o jornalista também ressaltou diferenciais como o serviço de pagamento de contas, a oferta de crédito e o sortimento em multiformatos e propôs aos supermercadistas que sejam cada vez mais parceiros de seus clientes. “Descubrem onde há possibilidades de mudanças e antecipem as tendências”, finalizou.
Avaliação
“Não são diferenciais aplicáveis a curto prazo, mas no caso da rotisserie, por exemplo, é possível produzir estudos para aplicação a médio prazo”, avaliou Andrea Lisa, colaboradora da rede Joanin.
“A palestra foi importante por dar uma ideia do que podemos aplicar nas lojas. Para mim, que trabalho com compras, o exemplo do sortimento de produtos foi interessante”, disse Silvana Delfino, também da rede Joanin, após a apresentação.
