Nem a participação de Ronaldo (Fenômeno) e Marcelo Tas ou os diversos palestrantes internacionais foram capazes de ofuscar as estrelas do 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados – APAS 2011: a assinatura do convênio para erradicação das sacolas plásticas nos supermercados paulistas, a divulgação da pesquisa “Tendências do Consumidor”, as parcerias para incentivar a profissionalização do setor e as novidades da APAS para os associados.
Leia mais: APAS 2011 termina com geração de novos negócios estimada em R$ 5 bilhões
Firmado com o governo do estado, a campanha de conscientização para substituição das sacolas plásticas definiu que, a partir de janeiro de 2012, os supermercados deixarão de oferecer sacolas plásticas, evitando, assim, o descarte de bilhões de unidades em aterros. “O objetivo dessa iniciativa é atender uma demanda da sociedade, que está cada vez mais atenta às questões ambientais”, explicou Galassi.
A pesquisa “Tendências do Consumidor” mostrou que o brasileiro está gastando mais do que ganha, mas que deve suprir esse déficit com o aumento da renda. Também apontou as mulheres e o crescimento da classe média como fatores importantes para o crescimento de 4% que o setor espera registrar em 2011.
Outros acordos assinados no evento revelam o empenho do varejo em promover a qualificação de seus colaboradores. Com o Via Rápida do Emprego, a APAS e o Centro Paula Souza trabalharão juntos na capacitação e inserção de funcionários em supermercados e, com o e-super, a entidade e o Instituto IGA Coca-Cola oferecerão mais de 80 cursos online.
Também foi no evento que a APAS e o Procon-SP firmaram um convênio para a criação da Câmara Técnica de Consumo, voltada à aproximação entre o setor e o Código de Defesa do Consumidor.
Congresso
A 27ª edição do Congresso de Gestão contou com cerca de 100 palestras nacionais e internacionais, com a abordagem de temas sobre a gestão no varejo, de forma a agregar conhecimentos indispensáveis ao cotidiano das lojas. Entre os palestrantes, Daniel W. O’Connor, da consultoria norte-americana Retail Net Group, que desenvolve estratégias e soluções de mercado, Richard Winter, presidente do POPAI mundial, Ronaldo (Fenômeno) e Alexandre Tadeu Costa, fundador da Cacau Show, lotaram os auditórios.
