A Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento lançou uma linha de financiamento que vai beneficiar os segmentos que trabalham sob o regime de franquias. O objetivo da novidade é apoiar empresas que estimulem o desenvolvimento regional.
“Nós vamos financiar os pequenos e médios empresários, de qualquer segmento, que queiram atuar sob o regime de franquias e que sejam geradores, em potencial, de emprego e renda, colaborando para o desenvolvimento do Estado de São Paulo”, afirma Milton Luiz de Melo Santos, presidente da agência.
A nova linha deverá auxiliar na modernização, ampliação e projetos de desenvolvimento da primeira franquia, a uma taxa de juros de 8% ao ano (+IPC/Fipe) e com prazos que chegam a 60 meses, com 12 meses de carência e financiamento de 70% do projeto.
Como não possui agências, a instituição do governo do Estado de São Paulo opera por meio de parcerias com 50 entidades empresariais, por onde seus associados podem iniciar o processo de tomada de crédito. Entre as entidades estão a APAS, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Franquias
Segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising, o setor faturou mais de R$ 75 bilhões em 2010, com 1.855 redes, 85.365 unidades e 777 mil empregos diretos.
