A Associação Paulista de Supermercados completou 40 anos de história no último dia 12 de maio em meio a muitas conquistas. Apenas neste mês, a entidade comemorou os resultados do 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados – APAS 2011, firmou parcerias importantes com o governo do Estado de São Paulo, foi convidada a integrar a diretoria da Fecomercio-SP e terá um representante no grupo criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para a discussão do ponto eletrônico.
Desde 1971, a APAS vem registrando uma trajetória de sucesso com o objetivo de profissionalizar o setor para melhor atender aos anseios do consumidor, além de buscar a excelência na operação, apontar as tendências do varejo e promover a responsabilidade social e a sustentabilidade.
Maior evento supermercadista do mundo, a APAS 2011, realizada de 9 a 12 de maio no Expo Center Norte, registrou cerca de R$ 5 bilhões em negócios, com destaque para as transações internacionais. Neste ano, além dos estandes de Alemanha, Argentina, Chile, Equador, Espanha, EUA, Finlândia, Itália, Peru, Portugal, Tailândia e Turquia, o evento contou com a participação de 34 redes de supermercados estrangeiras, que fecharam US$ 51,1 milhões em negócios. Foram mais de 500 reuniões entre executivos de 17 países e as empresas brasileiras. No total, mais de 70 mil inscritos e 3,7 mil congressistas passaram pela APAS 2011, que abordou o tema “Inovação – Simplificando a vida do consumidor” e foi marcada, em sua cerimônia de abertura, por quatro acordos relevantes.
Com a assinatura do programa Via Rápida do Emprego, a APAS e o Centro Paula Souza trabalharão juntos na capacitação e inserção de funcionários em supermercados. Com o e-super, a entidade e o Instituto IGA Coca-Cola oferecerão mais de 80 cursos online. Já com a Câmara Técnica de Consumo, idealizada em parceria com o Procon-SP, a entidade buscará maior aproximação entre o setor supermercadista e o Código de Defesa do Consumidor.
Com a atenção voltada ao tema da sustentabilidade, a entidade firmou um importante convênio com o governador Geraldo Alckmin para a erradicação das sacolas plásticas nos supermercados paulistas, a partir de janeiro de 2012. O posicionamento da APAS repercutiu na imprensa e também entre os moradores da capital e do interior. Após a iniciativa da associação, a Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou um projeto que prevê a extinção das sacolinhas em todo o comércio da cidade. A lei foi sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab nesta quinta-feira (19) e os empresários têm até dia 31 de dezembro de 2011 para se adequar.
O sucesso com o evento e os convênios não passaram despercebidos por outras associações e órgãos públicos. O presidente João Galassi foi convidado para compor a diretoria da Fecomercio – a posse está marcada para o próximo dia 23 – e Márcio Milan, vice-presidente e diretor de Segurança Alimentar da APAS e vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) foi escolhido para compor o grupo de representantes que discutirá a implantação obrigatória do ponto eletrônico junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.
