A Rede São Vicente e a ONG Barco Escola fecharam uma parceria para conscientizar os moradores de Americana, no interior de São Paulo, sobre o impacto da ação humana no meio ambiente e, especificamente, sobre como as sacolas plásticas prejudicam o planeta. Em cumprimento à Lei Municipal 5.026/10, o varejo da cidade deixará de oferecer sacolinhas a partir do próximo dia 5 de junho.
A ONG estacionou seu ônibus ecológico, “Ecobus”, na loja do bairro São Vito entre os dias 11 e 14 de maio, dando a clientes e funcionários a oportunidade de ver fotos e vídeos relacionados à problemática ambiental. No interior do veículo, eles ainda conheceram o funcionamento de um gerador de energia eólica, sementes de árvores nativas do Estado de São Paulo e o processo de reciclagem da garrafa pet, além de serem informados sobre a substituição das sacolas.
Já no último dia 18 de maio, foi a vez do ônibus estacionar na loja do bairro São José (avenida de Cillo, nº 2200), onde, até o próximo dia 21, os visitantes conhecerão a sacola reutilizável que a rede São Vicente colocará à venda para os consumidores.
“Conversando com gerentes de supermercados de Americana percebemos que eles já começaram a deixar de oferecer as sacolas plásticas. É uma lei que conta com o apoio da mídia e da população. Não estamos sentindo resistência”, conta Thiago Pietrobon, da SOLAM Soluções Ambientais, gestora da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” no município. Segundo levantamento da empresa, a procura por sacolas reutilizáveis e seu uso nas lojas de Americana dobrou nos últimos 30 dias.
