Representantes da Associação Paulista de Supermercados – APAS e de três grandes redes varejistas do País se reuniram na manhã desta sexta-feira (20 de maio), na sede da entidade, para discutir a implantação da primeira etapa da campanha de conscientização para a substituição das sacolas plásticas nos supermercados paulistas.
Na ocasião, ficou decidido que a APAS disponibilizará até o início de junho cartazes incentivando o uso das sacolas reutilizáveis. Além disso, desenvolverá um treinamento para que os empresários expliquem a seus colaboradores a importância do convênio assinado no último dia 9, que prevê o fim da distribuição de sacolinhas nos supermercados até o final deste ano.
Participaram da reunião João Galassi, presidente da APAS; João Sanzovo, diretor de Sustentabilidade e presidente do Conselho Deliberativo; Antonio Gandra, vice-diretor de Responsabilidade Ambiental; Edivaldo Bronzeri, vice-presidente e diretor de Convênios; Carlos Corrêa, superintendente da APAS; Adelmo Gomes e Cíntia Merighi, gerentes da Escola APAS; Fabiano Benedetti, gerente de Marketing; Rose Pavan, coordenadora de Responsabilidade Social; e Rhoselaine Moura, da área de Assuntos Regulatórios. Representando as três maiores redes supermercadistas do Estado e do País, estiveram presentes Paulo Pompilio e Thatiana Zukas (Grupo Pão de Açúcar); Paulo Pianez (Grupo Carrefour); e Felipe Zacari Antunes e Camila Valverde (Walmart Brasil).
Entenda o acordo com o governo de SP
A APAS e o governo do Estado de São Paulo estabeleceram, na cerimônia de abertura do 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados – APAS 2011, um convênio para a conscientização dos consumidores sobre o uso de sacolas plásticas. A parceria foi firmada pelo presidente João Galassi; pelo diretor João Sanzovo; pelo deputado estadual e vice-presidente Orlando Morando; pelo governador Geraldo Alckmin; pelo secretário Estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas; e o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad.
Segundo o cronograma do convênio, que não tem caráter de lei, a campanha de conscientização com os supermercadistas terá início no dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente) e, em 22 de setembro, ela será ampliada para os consumidores por meio das mídias sociais. Na sequência, no dia 12 de novembro (Dia do Supermercadista), as lojas já deverão estar abastecidas com sacolas reutilizáveis e, a partir de janeiro de 2012, os supermercados paulistas deixarão de oferecer sacolas plásticas, evitando que 2,4 bilhões de unidades do produto sejam descartadas mensalmente.
