O futuro já é digital nos supermercados norte-americanos. Com a ajuda de um aparelho semelhante a um smartphone, mas capaz de escanear os produtos no momento em que o cliente os coloca no carrinho, os empresários descobriram que a felicidade dos consumidores por não terem de encarar filas pode incentivar o aumento do consumo.
Com o sistema Scan It — em uso em cerca de metade dos supermercados Stop & Shop e Giant no nordeste dos Estados Unidos —, os clientes registram e empacotam suas próprias compras enquanto examinam as gôndolas e conferem o total gasto com os produtos em uma tela posicionada na barra do carrinho.
Além da praticidade, o aparelho ainda emite cupons de desconto. “Semana passada, logo depois de escanear o café, recebi um cupom de creme sem lactose, algo de que estava precisando”, disse a assistente odontológica Patty Emery ao The Wall Street Journal. Segundo a consumidora, o sistema permite que ela economize 20 minutos em sua visita semanal ao supermercado Stop & Shop. “É muito legal”.
O sistema – uma forma de o varejo tradicional, com sua própria tecnologia portátil, responder ao crescimento das compras online e ao aumento do uso do celular para a comparação de preços entre lojas próximas – também aumenta em cerca de 10% o consumo dos clientes, segundo Erik Keptner, vice-presidente de marketing e análise do consumidor da empresa Ahold. Ele atribui isso aos cupons personalizados e à sensação de controle das pessoas quando usam o Scan It.
De acordo com a Ahold, os caixas de autoatendimento dedicados aos usuários do Scan It estão ficando mais comuns com a popularidade dos aparelhos. Nesses casos, o tempo de espera – quando existe – é curto porque os clientes já fizeram o demorado processo de escanear e empacotar as compras.
Controle do estoque
A rede de lojas de departamentos Nordstrom está distribuindo para seus funcionários aparelhos portáteis que permitem conferir no estoque se há o tamanho da roupa solicitado pelo cliente. A pessoa pode até pagar na hora, sem ter que andar até o caixa e ficar esperando.
A Home Depot também investiu em tecnologia e instalou em cada uma de suas 2 mil lojas de materiais de construção nos Estados Unidos um aparelho chamado First Phone. Os celulares incrementados com Wi-Fi funcionam como contadores de estoque, rádio e caixa registradora.
Especialistas em varejo preveem que os novos aparelhos podem até acabar com os caixas tradicionais. Mais varejistas devem adotar o tipo de caixa móvel que as lojas da Apple lançaram, com tablets equipados com leitores de cartão de crédito. E, à medida que mais clientes instalarem no smartphone dados dos cartões, mais lojas devem utilizar as novas tecnologias.
Fonte: Valor Econômico
Foto: The Wall Street Journal
