O setor atacadista distribuidor brasileiro atingiu uma receita de 151,2 bilhões de reais em 2010. É o que revela o Ranking ABAD/Nielsen 2011, que contou com a participação de 412 empresas respondentes, contra 391 companhias no levantamento anterior. O resultado representa um crescimento real de 8,2% sobre o ano de 2009 – descontada a inflação de 5,91%, de acordo com o IPCA médio – e de 14,6% nominal.
O desempenho do setor é maior do que o PIB do Brasil em 2010, que ficou em 7,5% superior sobre o de 2009, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Acredito que o principal fator que levou a esses resultados positivos foi a capacidade de o segmento se adaptar a novas realidades, especialmente com investimentos na área de infraestrutura e operacional”, disse Carlos Severini, presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD).
O montante representa 52,8% de participação no mercado de consumo mercearil brasileiro, que foi de 286,4 bilhões de reais em 2010 – crescendo 7% em termos reais e 13,3% nominais no ano passado sobre o ano anterior. Isso significa que de cada 100 reais – a preço de varejo – em produtos comercializados pela cadeia de abastecimento, 52,8 reais são distribuídos por meio do setor atacadista distribuidor.
