A Associação Paulista de Supermercados (APAS) dá início, em 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), à primeira etapa da campanha educativa que visa conscientizar os consumidores a substituírem as sacolas plásticas por alternativas sustentáveis, na hora de fazer as compras nos supermercados. Serão distribuídos cartazes aos associados da entidade com o tema “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, o mesmo usado no projeto-piloto de Jundiaí, implantado há um ano.
Faz parte ainda desta primeira etapa o levantamento de fornecedores de sacolas reutilizáveis e a produção de materiais que serão disponibilizados aos associados. Haverá treinamento aos funcionários dos supermercados, por meio de um curso a ser ministrado pela Escola APAS, um hotsite da campanha e um vídeo que orientará as ações nas lojas.
Leia mais:
Perguntas e respostas sobre o fim das sacolas plásticas
A segunda etapa, em 22 de setembro (Dia da Árvore e início da Primavera), consiste na campanha em mídias sociais (Twitter, Facebook e Orkut). O objetivo é conscientizar sociedade sobre a necessidade de se eliminar a cultura do descarte.
Na sequência, no dia 12 de novembro (Dia do Supermercadista), como consequência das etapas anteriores e sob orientação da APAS, todas as lojas de supermercados do Estado de São Paulo terão as sacolas reutilizáveis disponíveis para a aquisição da população. Em 1º de dezembro terá início uma ampla campanha em mídias de massa para reforçar a conscientização dos consumidores.
A partir de 1º de janeiro de 2012, os supermercados associados à APAS deixarão de fornecer sacolas plásticas a seus clientes. Estes, por sua vez, poderão levar sacolas reutilizáveis para as compras, caixas de papelão ou carrinhos de feira.