A Coop – Cooperativa de Consumo teve sua certificação OHSAS 18001 revalidada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini por mais um ano, confirmando que o seu sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional continua dentro dos padrões exigidos internacionalmente.
A primeira certificação ocorreu em junho de 2006 e a Coop foi a primeira organização do varejo brasileiro a conquistar o selo. A certificação é válida para o Centro Administrativo e Centro de Distribuição, em Santo André, e à unidade Joana Angélica, em São Caetano do Sul.
A auditoria de manutenção verificou se a avaliação e controle da segurança no trabalho estão sendo feitos com frequência e se os colaboradores têm conhecimento dos procedimentos. “Não foi detectada nenhuma ´não conformidade´, o que mostra que estamos no caminho certo. As políticas de segurança estão sendo cumpridas e os colaboradores estão alinhados e cientes das normas e de todos os procedimentos, tornando o ambiente mais seguro para colaboradores, cooperados, promotores, terceiros e visitantes”, diz o gerente de sistema integrado de gestão da cooperativa, Éder Gama dos Santos.
OHSAS 18001
A certificação OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment Series – Série de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional) é um sistema de gestão que envolve quatro etapas: planejamento – identificação e controle dos riscos de acidentes; execução; controle e análises críticas periódicas dos controles. Eliminação ou redução de riscos de acidentes e doenças profissionais; redução da taxa de absenteísmo; e motivação dos colaboradores num ambiente de trabalho seguro e saudável são alguns dos benefícios proporcionados pela certificação.
