A primeira quinzena de junho teve alta 11,6% de vendas, é o que mostra o Serviço Central de Vendas de Proteção ao Crédito (SCPC) da Boa Vista Serviços (BVS) – empresa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que mede as vendas a prazo.
Para o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da ACSP, Emilio Alfieri, o resultado acumulado foi beneficiado pelo “efeito calendário”, pois na primeira semana de junho os lojistas tiveram um dia útil a mais. O economista afirmou ainda que se o frio continuar a expectativa é de que as vendas a prazo apresentem alta de 3% no fechamento do mês.
Inadimplência
Acompanhando a alta de vendas, o índice de inadimplência também teve alta nesta quinzena. O crescimento foi de 16,4%, número afetado pelo “efeito calendário”. Alfieri avaliou que, no final de junho, o índice deverá ser de aproximadamente 7,5%. “O resultado não é alarmante. Mas os consumidores e os lojistas devem ficar atentos”, afirmou. “A inadimplência não segue o ritmo de vendas. A variação pode dar um salto ou retroceder – tudo depende da economia. As medidas de contenção ao consumo promovidas pelo governo devem apresentar resultados”, ponderou.
Fonte: Diário do Comércio
