A cidade de Marília definiu um plano de ação específico para conscientização do fim do uso das sacolas plásticas. Em reunião realizada na quinta-feira (16 de junho), na Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), segmentos de ensino apresentaram propostas a serem desenvolvidas nos próximos meses para estimular crianças e jovens na prática sustentável. No mesmo dia, na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), empresários supermercadistas, por unanimidade, assumiram o compromisso de substituir as sacolas plásticas até janeiro de 2012.
A campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” vai adotar medidas para substituir ou reduzir o uso das sacolinhas na cidade, utilizando como base o projeto implantado em Jundiaí há um ano. “Marília está em um estágio avançado. Na próxima reunião com os supermercadistas, em 14 de julho, trataremos de projetos de divulgação e orçamento das sacolas retornáveis”, informou Eduardo Kawakami, vice-presidente e diretor de Apoio ao Associado em Relações Sindicais da APAS.
O setor supermercadista já assumiu o compromisso de até janeiro de 2012 substituir as sacolas plásticas por outras reutilizáveis na cidade. Com uma maior conscientização, espera-se que todo o comércio de Marília opte pela prática sustentável. Representantes das escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio de Marília pretendem envolver mais de 60 mil estudantes com atividades que variam desde criação de projetos e programas, até concursos e exposições. Foi estabelecido que a campanha envolverá, inclusive, cidades vizinhas, uma vez que a Diretoria de Ensino de Marília abrange 14 municípios.
No próximo dia 14 de julho o grupo formado para coordenar as ações estará reunido novamente na sede da Acim para conhecer o material que será produzido e distribuído aos parceiros. Dia 27 de junho, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marília, um projeto de lei municipal também será votado para a legitimação da ação.
Participaram da reunião com os empresários do setor no CIESP: Eduardo Kawakami, vice-presidente e diretor de Apoio ao Associado em Relações Sindicais da APAS e supermercadistas das redes São Francisco, Florentino, Girotto, Confiança, Tauste, Varejão Rio Branco, Cassaro, São Judas Tadeu de Marília, Califórnia, Kawakami, Bom dia, Cam Cam, Big Mart, Rocha, São Bento, Pão de Açúcar, Mercadinho Nativo, D´Alóia, Mini Mercado Me e Mercado Acha Fácil.
Na reunião da Acim estavam presentes Jefferson Aparecido Dias, procurador de Marília; Guilherme Moraes, do Procon de Marília; Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília; Eduardo Nascimento, vereador de Marília e Mário César Vieira Marques, secretário municipal de Meio Ambiente.