Os acionistas do Carrefour aprovaram a cisão da cadeia de descontos Dia, em reunião realizada na terça-feira (21 de junho). Ter as ações listadas na Bolsa de Madrid não é a única proposta para o futuro da rede Dia. Para os próximos anos, o grupo projeta a abertura de novas lojas, especialmente nos países emergentes. O plano é saltar das 6.373 lojas, do final de 2010, para mais de 8.000 lojas em 2013.
Além disso, a empresa pretende aumentar o peso das franquias – que são 32% do total de lojas, atualmente e, caso os desejos do Dia se realizem, deve passar para 40% do total em 2013.
Com a cisão, a rede Dia está livre para decidir sua estratégia de investimentos. Caberá a ela escolher qual a prioridade entre acelerar o crescimento nos mercados em que já é presente, entrar em novos mercados e comprar potenciais alvos. As sinergias entre Dia e Carrefour eram limitadas, segundo o grupo francês.
No longo prazo, o Carrefour pretende explorar o potencial de crescimento no segmento de preços baixos com as lojas Dia. Para isso, o Carrefour planeja implementar, na rede Dia, iniciativas de redução de custos, desenvolver o programa de fidelidade – que conta com 21 milhões de membros, oferecer produtos frescos e perecíveis por meio de um processo de industrialização e acelerar a expansão nos países emergentes, entre outros.
Fonte: Portal Exame
