Os supermercadistas associados da APAS têm à disposição mais um instrumento para ajudar na conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. A Diretoria de Sustentabilidade da Associação Paulista de Supermercados (APAS) disponibiliza a partir desta segunda-feira (27 de junho), no Portal APAS, todo o material da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, com os logotipos e o cartaz para serem fixados nos supermercados. Esta é a primeira etapa da ação educativa realizada pela entidade e o Governo de São Paulo, que visa conscientizar os consumidores a substituírem as sacolas plásticas por alternativas sustentáveis.
No Portal APAS, o supermercadista tem acesso à íntegra do Termo de Cooperação assinado pelo presidente da APAS, João Galassi, o governador Geraldo Alckmin e o secretário Estadual do Meio Ambiente Bruno Covas, e à Lei Municipal nº 15.374, que proíbe a distribuição gratuita e a venda de sacolas plásticas descartáveis aos consumidores dos estabelecimentos comerciais na capital paulista. Além desses conteúdos, os supermercadistas poderão fazer o download do cartaz para ser distribuído nas lojas, utilizando-o como material de divulgação e conscientização da campanha.
A partir de janeiro de 2012, todos os supermercados associados da APAS deixarão de fornecer sacolas plásticas a seus clientes. Estes, por sua vez, poderão levar sacolas reutilizáveis para as compras, caixas de papelão ou carrinhos de feira. A primeira etapa da campanha, iniciada em 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), visa conscientizar a população dessa necessidade e prepará-la para a substituição das sacolinhas.
A segunda etapa, em 22 de setembro (Dia da Árvore e início da Primavera), será marcada pela ação nas mídias sociais com o objetivo de conscientizar a sociedade para o fim da cultura do descarte. Na terceira etapa, dia 12 de novembro (Dia do Supermercadista), todas as lojas de supermercados do Estado deverão ter disponíveis para a aquisição da população as sacolas reutilizáveis.
Para mais informações da Campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, acesse aqui e faça o download das peças.
